Sindicalistas debatem com Lula avanços para a classe trabalhadora

Nosso Sindicato esteve presente

O presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio, Sebastião José, esteve presente em Brasília, no último dia 18/1, na reunião das Centrais Sindicais com o Presidente Lula. Na reunião, os sindicalistas debateram com Lula temas importantes para a classe trabalhadora, como a valorização do salário mínimo, a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a revisão da chamada “reforma trabalhista” realizada em 2017 e a proteção social dos trabalhadores em aplicativos – hoje totalmente alijados de direitos trabalhistas básicos.

Tanto o Presidente Lula quanto o ministro do Trabalho Luiz Marinho apontaram que essas mudanças devem acontecer, mas que precisam ser construídas junto ao Congresso Nacional para que sejam aprovadas. Para isso, o Governo Lula está criando grupos de trabalho encarregados de elaborar as propostas.

APLICATIVOS

No dia seguinte, 19/1, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu os presidentes das Centrais Sindicais e representantes de sindicatos para tratar das condições dos trabalhadores de aplicativos.

A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), à qual o Sintrucad-Rio é filiado, fará parte do grupo de trabalho que dará início ao processo de regulamentação desses trabalhadores. “Nós acompanhamos a angústia dos trabalhadores de aplicativos, que muitas vezes têm que trabalhar 14h, 16h por dia para poder levar pão e leite para casa. Isso, no meu conceito de trabalho, beira o trabalho escravo”, afirmou o ministro Marinho.