SINDICATOS DOS RODOVIÁRIOS QUER RETOMADA DAS NEGOCIAÇÕES E AFIRMA QUE TRABALHADORES NÃO SÃO MASSA DE MANOBRA
“Em uma democracia, decisão judicial é para ser cumprida e não discutida, e em seguida se recorre”.
Essa é a posição do presidente do Sindicato dos Rodoviários, Sebastião José, que assim como a maioria dos usuários foi pego de surpresa com a paralisação dos motoristas do BRT na manhã de hoje; e após ser notificado da liminar concedida ao Consórcio BRT pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) agora à tarde, que determinou o retorno da circulação de 80% da frota.
– Estamos desde novembro do ano passado tentando fechar junto a prefeitura, um acordo coletivo onde todos os funcionários sairiam do BRT e seriam automaticamente contratados pela Empresa Mobi Rio, inclusive os que estão afastados pelo INSS, mas para celebrar esse acordo é preciso que ele seja levado para assembleia; ou seja, mesmo na situação atual, um novo acordo precisa antes ser submetido aos trabalhadores – explicou.
Sebastião lembra ainda que é importante e prudente que os motoristas que estão participando da paralisação, cumpram a decisão judicial. Porém ele reafirma e cobra da prefeitura, a reabertura imediata das negociações para que se atenda a pauta de reivindicações dos trabalhadores que é mais do que justa.