Companheiros e companheiras,

O nosso sindicato representa todos os trabalhadores do setor de transporte de passageiros: transporte urbano de passageiros, escolar, turismo e fretamento, e o transporte individual. Representa também o setor de transporte de carga e logística, e o setor de transporte diferenciado, que são os trabalhadores motoristas de serviços, incluindo os motoristas da Comlurb e que recolhem lixo dos hospitais; o setor de entrega no comércio de bebidas, frios, supermercados e outras atividades, também pertencem à base sindical do Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro.

Estamos iniciando o ano de 2020 com grandes perspectivas de ampliação das atividades do sindicato. Agora que reunificamos as ações do sindicato e ampliamos o alcance da base sindical, com a incorporação de todos os segmentos de motoristas, seja o do transporte urbano de passageiros, de cargas, fretamento, logística, diferenciados e terceirizados, podemos concentrar os esforços, no oferecimento de mais e melhores serviços – ajuda junto ao DETRAN/RJ nas multas e documentação; na hora da aposentadoria no INSS; no exame toxicológico e nas questões de saúde com médicos e dentistas, além da ótica e exames laboratoriais – para toda a categoria e seus familiares. Nas questões de saúde temos melhorado o atendimento no Centro Médico de Campo Grande, na área de lazer e bem-estar, com nova gestão da Colônia de Férias em Miguel Pereira, e no Centro Esportivo de Rocha Miranda.

Sabemos muito bem, e o rodoviário não pode esquecer isso, que vivemos sob um governo que acha que difícil é a vida dos “patrões”, e suas ações estão voltadas para a retirada de direitos históricos dos trabalhadores. Vimos, para citar apenas alguns, nas mudanças da previdência social, na implantação do contrato intermitente e tantas outras barbaridades que continuaremos lutando para barrá-las na prática sua implantação. Temos procurado resistir junto com os trabalhadores de todas as centrais sindicais, em particular, a Nova Central Sindical de Trabalhadores, que dirijo no estado e que, nacionalmente está sob o comando do companheiro José Calixto Ramos.

Entendemos que a maior defesa de nossas conquistas históricas e a contínua melhoria dos serviços do sindicato dependem fundamentalmente do fortalecimento de nosso instrumento de organização e luta que é o sindicato. Quanto mais forte for o Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, maiores são nossas chances de resistir e proteger e ampliar os serviços oferecidos à família rodoviária. Devemos repetir o que fazemos nas nossas casas, quanto mais difícil se apresenta a situação, mas unida deve ficar a família. Não fique só, fique sócio! Venha se somar a mais de 15 mil associados. Ligue para 2503-9400 2524 8026 e fique sócio. Nesse telefone você também pode ter as informações sobre escalas de médicos, dentistas, advogados e demais serviços oferecidos.

Vida longa a categoria dos rodoviários. Venha tomar um cafezinho e nos visitar na sede da Maia Lacerda 170 (metro Estácio). Rio, 10/02/2020.

Abraços fraternos

Sebastião José da Silva