PREFEITURA E EMPRESAS DE ÔNIBUS SE ACERTAM. É HORA DE ACERTAR O AUMENTO DOS RODOVIÁRIOS!

A imprensa divulgou, nas vésperas do Réveillon, que a Prefeitura do Rio e os empresários de ônibus se acertaram quanto ao reajuste da tarifa do transporte coletivo de passageiros na cidade.

– Certamente tanto as empresas, através de seus Consórcios, quanto a Prefeitura, que administra o BRT através da Mobi Rio, estão cientes de que a nossa Convenção Coletiva (CCT), assinada pelo Rio Ônibus com o Sindicato dos Rodoviários, estabelece um reajuste salarial referente a 2022. Agora, vamos cobrar o que é nosso – informa o companheiro Sebastião José, presidente do Sintrucad-Rio.

Já está marcada para 11 de janeiro a primeira reunião de negociação entre os sindicatos. O reajuste salarial referente ao período de junho de 2021 a maio de 2022 está previsto na Cláusula 3ª, parágrafo 3º, da CCT 2022/2023. A inflação daqueles 12 meses, medida pelo INPC, ficou em 11,90%. Pelo IPCA o índice não é muito diferente: 11,73%.

Além do índice de aumento, nosso Sindicato quer negociar também outros pontos de interesse da categoria, como a adequação da jornada de trabalho e intervalos de descanso e o vale alimentação.

– Após a reunião, voltaremos a informar a categoria. Estamos iniciando um grande processo de mobilização. Estamos atentos e em luta pelos nossos direitos – concluiu o presidente do Sindicato.