Nota de Pesar

HAMILTON DIAS DE MOURA

É com bastante pesar que o Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro recebeu a notícia do falecimento do sindicalista Hamilton Dias de Moura, vítima de violência em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Nos somamos à solidariedade aos seus familiares e amigos.

Hamilton era dirigente do SIMECLODIF – Sindicato dos Motoristas e Empregados em Empresas de Transporte de Cargas, Logística em Transporte e Diferenciados de Belo Horizonte e Região, e vereador na cidade mineira de Funilândia.

O sindicalista participou ativamente e fez parte do grupo que liderou a luta pela regulamentação da profissão de motorista, consagrada na Lei 12.619.

A luta de Hamilton não foi em vão, seu nome será lembrado, sempre, como sinônimo de luta e determinação na defesa dos interesses do povo, dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente entre os motoristas profissionais do transporte urbano, do transporte de cargas, dos motoristas de ambulâncias, dos ajudantes aos quais dedicou grande parte da sua vida.

Reafirmamos as palavras do presidente nacional da NCST/RJ, José Calixto Ramos:

“Iremos converter essa imensa dor em busca por justiça. Nosso querido amigo, assassinado de maneira tão vil e cruel, deixou um relevante legado tanto às categorias que ele representou enquanto sindicalista, e agora, mais recentemente, para com diversos outros cidadãos como vereador de Funilândia. Desejamos que as investigações identifiquem logo os assassinos e eventuais mandantes”.

Sem dúvida, é uma perda incalculável para o movimento sindical brasileiro.

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2020.

Sebastião José – presidente