Negociação sobre reajuste dos rodoviários dos ônibus começa em 11 de janeiro

Abertura para negociação é uma conquista da nossa última Convenção Coletiva. É hora de união e mobilização

O sindicato das empresas de ônibus do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) enviou ofício ao nosso Sindicato marcando para 11 de janeiro o início das negociações sobre o reajuste referente a 2022, previsto em nossa Convenção Coletiva (CCT).

O reajuste salarial está previsto na Cláusula 3ª, parágrafo 3º, da CCT 2022/2023. Além do índice de aumento, vamos tratar também de outros pontos de interesse da categoria, como a adequação da jornada de trabalho e intervalos de descanso e o vale-alimentação.

Desde 17 de outubro último, nosso Sindicato vem cobrando do Rio Ônibus a abertura das negociações sobre o reajuste. Os empresários pediram o adiamento do início das tratativas para fevereiro, alegando dificuldades de caixa. Nosso Sindicato insistiu e o Rio Ônibus marcou para 11 de janeiro.

CONVENÇÃO COLETIVA

A CCT 2022 tem vigência de 1º de junho de 2022 a 31 de maio de 2023 e garantiu 5% de reajuste em julho, outros 5% em novembro e deixou prevista a negociação de novo reajuste em novembro. Desde a pandemia, os patrões do segmento dos ônibus urbanos alegam dificuldades financeiras. Apesar disso, nossa Convenção Coletiva de 2022 conseguiu estes reajustes, referentes a 2020 e 2021, e deixou prevista a negociação de um Termo Aditivo, que negociaremos agora em janeiro, para tratar das perdas com a inflação de 2022.

– Vamos começar a negociação e, assim que tivermos uma posição mais consolidada das empresas, chamaremos uma assembleia. É hora de união em torno do Sindicato e mobilização. Vamos defender o que é nosso! – conclama o companheiro Sebastião José, presidente do Sintrucad-Rio.