Considerando a paralisação BRT-RIO

NOTA À IMPRENSA

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS URBANO, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL, FRETAMENTO, TURISMO, ESCOLAR, CARGAS, LOGÍSTICAS E DIFERENCIADOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – SINTRUCAD-RIO, considerando a paralisação deflagrada nesta manhã de sexta-feira (25/02/2022) pelos trabalhadores do BRT-RIO, vem prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Enquanto legítimo representante sindical dos rodoviários, o SINTRUCAD-RIO informa que não deliberou, nem deflagrou a paralisação do sistema BRT-RIO. Tudo indica que o congelamento dos salários há mais de 3 anos, que já afeta a subsistência das famílias dos trabalhadores, gerou um acúmulo de insatisfação e ansiedade que precipitou essa paralisação espontânea.
  2. O SINTRUCAD-RIO, desde Novembro/2022, está em negociação com o BRT-RIO, MOBI-RIO e Prefeitura do Rio, para defender os direitos e interesses dos trabalhadores no processo de transição das operações entre as empresas. Conseguiu garantir que a quase totalidade dos empregados fossem contratados pela MOBI-RIO, mantendo todos os benefícios conquistados e garantidos pela Convenção Coletiva.
  3. Ainda está aberta a mesa de negociação para garantir que nenhum trabalhador seja prejudicado e para conquistar maiores direitos e garantias a todos, que ao final, serão submetidos para apreciação dos trabalhadores em assembleia a ser regularmente convocada pelo sindicato.

Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2022.

Acessar documento em PDF