Campanha Salarial 2023 nos ônibus: Sindicato pede 18% de reajuste e Vale Alimentação de R$ 600

Conheça a íntegra da nossa Pauta de Reivindicações no site do Sindicato

Reajuste de 6% em todos os salários dos rodoviários das empresas de ônibus do Rio de Janeiro, mais 12% pela recomposição das perdas salariais de 2022. Essa é a principal reivindicação da categoria que foi encaminhada ao Rio Ônibus (sindicato patronal) para as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste ano.

O ofício do Sindicato dos Rodoviários ao Rio Ônibus foi enviado na última 3ª feira, 9/5, anexando nossa Pauta de Reivindicações, definida em Assembleia da categoria no dia 3 de maio último. Além do reajuste salarial – que visa manter o poder de compra dos trabalhadores –, pedimos R$ 600 de Vale Alimentação mensal, fornecido a todos os empregados, indistintamente, inclusive nas férias e afastamentos. A data-base da categoria é 1º de junho e, no ofício aos patrões, sugerimos que a primeira reunião se realize no próximo dia 16/5.

INTERVALO

Nossa proposta para a CCT pede que o intervalo intrajornada (art. 71, caput, da CLT), relativo às jornadas estendidas acima de seis horas, seja de 30 minutos entre o término da primeira hora trabalhada e o início da última hora trabalhada. Sempre obedecendo a jornada diária máxima prevista na CCT (jornada semanal do pessoal de tráfego – motoristas, cobradores, bilheteiro e despachantes –, submetidos ao sistema de “pegada única”, de 36 horas e, para os fiscais e demais empregados, jornada semanal de 40 horas).

Pela redução do intervalo intrajornada, respeitando os limites mencionados acima, nossa proposta de CCT prevê a indenização do valor equivalente aos 30 minutos, por cada dia de trabalho efetivo, de acordo com uma tabela de valores.

MAIS SAÚDE

Estamos reivindicando também, além da manutenção do plano odontológico, que as empresas paguem para que os trabalhadores tenham acesso a serviços particulares de atendimento médico (consultas) e exames. Precisamos combater o grande volume de casos de adoecimento e afastamento do trabalho que acomete a categoria pelas condições penosas de trabalho.

DEMISSÕES

Reivindicamos também que todas as demissões de empregados, independentemente de sua natureza, devem ser encaminhadas para o Sindicato dos Rodoviários e homologadas, com ou sem ressalvas, com supervisão do Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista de Transporte Urbano do Município do Rio de Janeiro (NINTER TUMRJ). Esta medida visa inibir abusos de empresas, garantir direitos e reduzir passivos trabalhistas.

Conheça a íntegra da nossa Pauta de Reivindicações no site do Sindicato: