ASSEMBLEIA DECLARA ESTADO DE GREVE E AGUARDA TRT-RJ CONVOCAR RIO ÔNIBUS SOBRE REAJUSTE DE 2022 PARA OS RODOVIÁRIOS

A Convenção está sendo descumprida pelos patrões, numa clara afronta ao que foi assinado perante o Tribunal

A Assembleia Geral dos rodoviários do transporte urbano de passageiros, realizada ontem, 14/3, aprovou Estado de Greve diante da recusa dos patrões em cumprir a Convenção Coletiva da categoria. Nossa CCT prevê o reajuste salarial referente a 2021-2022, cuja inflação ficou em quase 12%.

Como nossa CCT foi fruto de negociação na Justiça do Trabalho, o Sintrucad-Rio entrou no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no dia 27/2, com um pedido urgente de Mediação Pré-Processual para que o Rio Ônibus seja obrigado a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

A intransigência patronal e a demora do Tribunal em marcar essa mediação são criticadas pelos trabalhadores, que amargam um grave arrocho salarial. Nossa Assembleia reuniu trabalhadores mobilizados e lideranças importantes, que estão informando estes fatos nas garagens e pontos de ônibus.

O reajuste de 2022 está previsto na Convenção assinada ano passado, onde a Cláusula 3ª estabelece:

§ 3° – Os reajustes previstos no caput e parágrafos anteriores desta cláusula referem-se às datas-bases 2020 e 2021, sendo que os sindicatos convenentes se comprometem a retomar as negociações para definição de reajuste e perdas inflacionárias referente à data-base 2022 a partir de Novembro/2022, com a celebração de termo aditivo à presente CCT.

– Estamos aguardando a Justiça do Trabalho, fiadora do acordo que resultou em nossa Convenção Coletiva. Se os rodoviários forem tratados com descaso, certamente reagirão à altura e outros serão os responsáveis pelas consequências. O Sindicato está trilhando todo o caminho do diálogo, tentando negociar e resolver. Espero que nossa categoria seja tratada com respeito – comentou o presidente do Sintrucad-Rio, Sebastião José.