Palavra do Presidente

Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio de Janeiro – SINTRUCAD-RIO. Sindicato centenário que existe desde 1906 e ouve uma reestruturação em 1947 e em 1995. Mesmo com essas mudanças tivemos muitos problemas com a diretoria anterior, então o sindicato passou por uma reforma completa no estatuto e na forma de representar o seu trabalhador, processo esse que foi concluído em novembro de 2019 e que resultou na incorporação de toda a categoria do setor de transporte. Atualmente são mais de 75 mil trabalhadores, fazem parte dessa categoria todos os profissionais do setor de transporte de CARGAS, DIFERENCIADOS, URBANO, ESCOLAR, TURISMO, FRETAMENTO, VLT, INTERESTADUAL, INTERMUNICIPAL e INTERNACIONAL de empresas com base na cidade do Rio de Janeiro. Como eu disse nós concluímos essa Diretoria e reestruturação com a incorporação de todo o seguimento a um único sindicato em novembro de 2019. Hoje o sindicato, que vem atuando historicamente, apesar dos tempos difíceis depois da reforma trabalhista, teve essa reformulação com outra denominação e hoje atua sob nova direção na representação de todos esses trabalhadores do setor de transporte.

De lá pra cá com as dificuldades impostas pelas reformas que vieram no sentido de enfraquecer fracionando a representação e tirando os recursos em momento de muita dificuldade, a união da categoria em um único sindicato é a única forma que nós temos hoje para enfrentar todas essas dificuldades impostas pela nova legislação trabalhista. Legislação essa que veio com discurso de geração de empregos, de modernização e que na verdade gerou empregos precários por conta da redução no salário de todos os trabalhadores brasileiros.

Então, foi uma reforma que não podemos chamar de reforma, pois é importante entender que, a palavra reforma na sua origem é associada a melhoras. Você não vai reformar o banheiro da sua casa para ele continuar ruim, você reforma para ele ficar melhor. Então entendemos que a palavra reforma foi usada de forma enganosa para a sociedade em geral e principalmente para os trabalhadores como se fosse melhorar alguma coisa, sendo que na verdade o que ela fez foi destruir os direitos adquiridos, reduzir o salário, precarizar a relação de trabalho e não gerar empregos. Pois os poucos empregos gerados foram subempregos e empregos com contratos intermitentes que pagam menos que o salário mínimo.

Nesse momento de vulnerabilidade dos trabalhadores a única trincheira que eles possuem para enfrentar e tentar sobreviver com alguma dignidade é se juntar, fortalecer e se associar ao seu sindicato, para que o sindicato possa quebrar essa barreira já que a Reforma Trabalhista prevê que o acordado prevaleça sobre o legislado. Portanto a categoria estando com uma relação de força para fazer uma boa negociação, essa será a única forma de preservar e quem sabe ampliar alguns direitos.

Então o SINTRUCAD-RIO conseguiu essa proeza de unificar os trabalhadores da categoria e tem conseguido ao longo dos últimos 4 anos, mesmo com a crise imposta pela pandemia, mesmo com a economia estando patinando e uma crise política institucional com risco de rupturas corporativas no Brasil, se manter firme e unido para esse enfrentamento.  E é assim que iremos continuar esse trabalho, esperando venham algumas mudanças e sugerindo que novas reformas sejam implementadas pelos legisladores e pelo Congresso Nacional, mas reformas que venham para ampliar e melhorar as condições de vida, de remuneração e dignidade de todos os trabalhadores brasileiros e em especial os trabalhadores rodoviários que o nosso sindicato representa.

Sebastião José

Presidente do SINTRUCAD-RIO